Instituto Superior Técnico

Conselho de Escola

Provedoria do Instituto Superior Técnico

No Instituto Superior Técnico está constituído um Gabinete de Provedoria que tem como função a defesa e a promoção dos valores do Instituto Superior Técnico e dos direitos e interesses legítimos dos membros da comunidade académica do IST.

Os membros do Gabinete da Provedoria são nomeados pelo Conselho de Escola sob proposta do Presidente do Instituto Superior Técnico para mandatos de 4 anos.

O site oficial do Gabinete de Provedoria é http://provedoria.tecnico.ulisboa.pt/

Composição

O Gabinete de Provedoria do Instituto Superior Técnico é composto por 2 provedores:

• Provedor dos Profissionais do IST
  • Provedor do Ensino do IST

O exercício da atividade de Provedor é incompatível com o exercício de qualquer cargo num órgão de gestão da Universidade de Lisboa (Reitor, Conselho de Gestão) ou das suas Escolas (Presidente ou Director, Conselho Científico, Conselho Pedagógico, Conselho de Gestão).

Os Provedores elaboram relatórios anuais a apresentar ao Conselho de Escola descrevendo a atividade desenvolvida e indicando, designadamente, o número de queixas e reclamações recebidas, a matéria a que dizem respeito, o sentido das recomendações feitas e respetivo acolhimento pelos destinatários.

A atividade dos Provedores rege-se por regulamento próprios: Regulamento do Provedor do Ensino e Regulamento do Provedor dos Profissionais, aprovados na reunião do Conselho de Escola de 22 de dezembro de 2021 e alterados a 13 de abril de 2022.

Conforme decisão do Conselho de Escola de Abril de 2022, os provedores do Instituto Superior Técnico são:

Provedora da Ensino – Maria Raquel Murias dos Santos Aires Barros (email: Provedoria.Ensino@tecnico.ulisboa.pt)

Provedor dos Profissionais – Jorge Manuel Ferreira Morgado (email: Provedoria.Profissionais@tecnico.ulisboa.pt) (até Dezembro de 2023)

Relatórios da Provedoria

Relatório do Gabinete da Provedoria 2023